Biotecnologia

"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Hormona de Crescimento



A hormona de crescimento é uma hormona sintetizada pela glândula da hipófise anterior. Esta hormona, como o próprio nome indica, estimula o crescimento e a reprodução celulares.

Alguns dos seus principais e conhecidos efeitos nos tecidos são:

• Aumento da síntese proteica - isso acontece porque esta hormona aumenta o transporte de aminoácidos através da membrana celular, aumenta a formação de RNA e aumenta o número de ribossomas no interior das células. Tudo isso proporciona melhores condições para que as células sintetizem mais proteínas;
• Menor utilização de glicose pelas células para a produção de energia – promove um efeito poupado de glicose no organismo;
• Aumento da utilização de gordura pelas células para a produção de energia - ocorre, também, uma maior mobilização de ácidos gordos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Uma consequência disto é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos.

Devido aos efeitos acima citados, observa-se um importante aumento na quantidade de proteínas nos nossos tecidos. Em consequência do aumento das proteínas no interior das células, estas aumentam em volume e em número. Portanto, observamos um aumento no tamanho de quase todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.
Quando o organismo apresenta atrasos de crescimento, que se podem dever a inúmeros factores, a hormona é administrada para que o organismo em causa atinja rapidamente a estatura considerada normal.

5 comentários: