Biotecnologia

"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Biotecnologia e a transplantação



“Um transplante é a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de um indivíduo (doador) para outro (receptor) ou de uma parte do corpo para outra (p.ex., enxertos de pele), com o objectivo de restaurar uma função perdida.”

Com a evolução da Medicina e da Tecnologia é possível, hoje em dia, restaurar a qualidade de vida, dentro do possível, das pessoas que sofrem de doenças crónicas. Estas doenças, que levam à morte a médio/longo prazo, têm como solução o transplante de órgãos.

O transplante de órgãos é apresentado como uma alternativa para eliminar a doença, recuperar a qualidade de vida e a longevidade do homem.

Mas o transplante de órgãos não é acessível a toda a gente. Uma das principais razões é a escassez de órgãos e a compatibilidade entre o dador e o receptor.
Os órgãos ou células que serão transplantados são recolhidos de dadores vivos, mortos ou do próprio doente. Assim, podemos dividir os transplantes em dois tipos:
• Alotransplantes, onde a transferência ocorre entre indivíduos diferentes;
• Autotransplantes, onde a transferência ocorre de um local para outro, do mesmo indivíduo.

Os transplantes serão definitivamente consagrados quando os laboratórios produzirem em larga escala células embrionárias para enxertos de órgãos doentes, assim como matéria - prima para a construção de órgãos inteiros. Esta já não é uma realidade muito distante, devido aos avanços que se têm observado a nível da biotecnologia.

PORQUE É QUE OS TRANSPLAMTES SÃO TÃO COMPLEXOS?

O nosso organismo possui, na superfície de todas as células, proteínas específicas chamadas antigénios, que são responsáveis por conferir às celulas “identificação bioquimicamente única” e que são reconhecidas pelo sistema imunitário. Se o sistema imunitário reconhecer esses antigénios como estranhos, vai desencadear uma resposta imunitária específica.

Daqui podemos concluir porque motivo é necessária tanta afinidade nos transplantes: caso o material biológico transplantado seja reconhecido como estranho, o sistema imunitário vai combatê-lo, levando à morte dos doentes.

Com a ajuda da biotecnologia é possível ajudar a que os transplantes tenham mais sucesso. Para isso, são administradas substâncias imunosupressoras, que enfraquecem o sistema imunitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário